Olaaáa, seja ben vindo ao espaço que o Senhor nos deu, entre e esteja a vontade, por favor, deixe seu comentário e ou sugestão ou mesmo algum pedido que tenhas, certamente o responderemos com a direção do Senhor, heei, também podes fazer-te seguidor, se queres claro.

Que o Senhor o Abençoe.

Abramos óh Igreja, nossos ouvidos.

terça-feira, 19 de junho de 2012

ÓLEO/UNÇÃO

Consagrado

Parte I

O que podemos entender sobre a UNÇÃO analizando a Palavra de Deus?

A unção na Bíblia pode ser vista de modo abrangente, tanto no sentido espiritual como no sentido prático da unção com óleo. Esta prática bíblica é de muita importância pelo seu sentido simbólico e espiritual. Tanto no AT como no NT encontramos respaldo para sua utilização, ainda que de modo diferenciado. Hoje, quando tantas inovações estão ocorrendo no meio evangélico, precisamos saber um pouco mais sobre esse procedimento recomendado pela Palavra de Deus.
Baixo ao precepto humano (ETIMOLOGICAMENTE), unção significa "Ato ou efeito de ungir". Ungir quer dizer: "Untar com óleo ou com ungüento"; "Aplicar óleos consagrados" (Dic.).

Olhando pelo mundo lingüístico
(BÍBLICAMENTE) unção vem do substantivo grego, chrisma; daí, vem o verbo chrío, ungir; e o adjetivo christós, que significa "ungido". No hebraico, o termo ungido é Messias, aplicado a Cristo. A unção, na Bíblia, pode ser entendida de modo espiritual e literal, com a aplicação do azeite ou óleo sobre alguém ou sobre algum objeto.

Através do Espiritual de Deus
(ESPIRITUAL) unção é a capacitação dada por Deus a alguma pessoa, credenciando-a para cumprir uma missão específica, especial, dentro de propósitos divinos.

Temos muitos e citaremos alguns exemplos de pessoas que tiveram suas vidas totalmente alteradas pela autoridade da unção dada por Deus.

Temos para primeiro, a própria vida do Messias
(JESUS, FILHO DE DEUS) - Jesus foi ungido pelo Espírito Santo, "para evangelizar os pobres", "curar os quebrantados de coração, apregoar liberdade aos cativos...a por em liberdade os oprimidos" (Lc 4.18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,). Ungido "com óleo de alegria" (Hb 1.9 - Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.

Is 61.1 -O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

At 10.38 - Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

I Cr 16.22 - Não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal.).

Logo, teremos os Discípulos de Cristo
(OS APÓSTOLOS) - Pedro era ungido de tal modo que as pessoas colocavam os doentes sob sua sombra para que fossem curados (At 5.15,16 - De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.
E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.). De Paulo, levavam-se "lenços e aventais" e "as enfermidades fugiam deles" (At 19.11,12 - E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.

De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.). A intimidade e unção de Estevão era tal que na morte viu a Deus (At 7.55 - Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;).

Também os que se dedicam a servir a Cristo
(OS CRENTES FIÉIS) - "Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações" (II Co 1.21,22 - Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus,
O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.).


A unção com óleo em si é o ato de derramar óleo sobre alguém ou sobre algum objeto, com o sentido de torná-lo (reconhecendo-o) consagrado a (neste caso) Deus, ou de buscar a cura divina sobre o enfermo servo de Deus (Tg 5.13,14 - Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;).

Vamos procurar apresentar, ainda que de forma resumida, alguns detalhes mais sobre o tema olhando ambos os Testamentos, apesar de já ter citado algo relacionado com o Novo Testamento, escreveremos agora um pouco sobre o Antigo e logo, mais um pouco sobre o Novo.

Sendo o tema a unção com óleo - como era este óleo preparado? A Esta resposta, o melhor é vermos direto a própria Palavra de Deus que diz ser preparado segundo a arte dos perfumistas em
Ex 30.25 - E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção.

Sua composição se dava pela mistura de especiarías especiais como pode ser lido aquí em Ex 30.23-24 - Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos,
E de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him.
Quanto a sua finalidade, eram essencialmente quatro, e a primeira da qual temos relato, são objetos, sim, o óleo da unção tinha como objetivo, também consagrar objetos, vejamos
Ex 30.26,29 - E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho,

E a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso.
E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base.
Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.

Ex 40.9,11 - Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo.

Ungirás também o altar do holocausto, e todos os seus utensílios; e santificarás o altar; e o altar será santíssimo.
Então ungirás a pia e a sua base, e a santificarás.
O ato de ungir objetos com óleo, lhes dariam um caráter santo, se reconheceriam tais objetos admitidos pelo próprio Senhor para um trabalho específico.

Podemos ver um exemplo de alguém que por não respeitar este detalhe foi terrivelmente castigado:
(Dn 5.2,5 - Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata, que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.

Então trouxeram os vasos de ouro, que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.
Beberam o vinho, e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra.

Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.

Dn 5.23 - E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos à tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus senhores, as tuas mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.).

Logo, o óleo da unção tinha sua segunda finalidade, ungir os Sacerdotes - Ex 29.7 - E tomarás o azeite da unção, e o derramarás sobre a sua cabeça; assim o ungirás.

Ex 30.30 - Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio.

Lv 8.12 - Depois derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para santificá-lo.

Naquele tempo, os sacerdotes, após ungidos, eram considerados santos, e deviam dedicar-se ao serviço do Senhor e para o Senhor.

Ora, no fim dos tempos dos denominados Juízes de Israel, chegou a monarquia para dar lugar tempos depois à anarquia, coisa que vivem hoje com muita natureza, mas isso é outro assunto, estamos com a unção com óleo e, com a monarquia, o óleo também veio servir para ungir os Reis de Israel.

Se derramava sobre a cabeça do que estava para ser proclamado Rei, sendo assim, a semelhança do que sucedia com os Objetos, separados a um trabalho específico como Servos de Deus.

Saul, o primero Rei de Israel, foi ungido Rei e quis realizar o trabalho do Sacerdote, e por isso, morreu por não respeitar os detalhes.

Ungido, separado a um trabalho específico, logo, este trabalho é para alguém em particular, no nosso caso, a Deus.

Vejamos uns exemplos:

Saul:
I Sm 10.1 - ENTÃO tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?

Davi: I Sm 16.13 - Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

Salomão: I Rs 1.39 - E Zadoque, o sacerdote, tomou o chifre de azeite do tabernáculo, e ungiu a Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão!

Jeú: II Rs 9.1,3 - ENTÃO o profeta Eliseu chamou um dos filhos dos profetas, e lhe disse: Cinge os teus lombos; e toma este vaso de azeite na tua mão, e vai a Ramote de Gileade;

E, chegando lá, vê onde está Jeú, filho de Jeosafá, filho de Ninsi; entra, e faze que ele se levante do meio de seus irmãos, e leva-o à câmara interior.
E toma o vaso de azeite, e derrama-o sobre a sua cabeça, e dize: Assim diz o SENHOR: Ungi-te rei sobre Israel. Então abre a porta, foge, e não te detenhas.

Saindo da Monárquia e voltando um pouco mais atrás, indo ao tempo de Elias, a Palavra de Deus relata que o Senhor ordenou a que este, ungisse ao seu sucessor Eliseu, confirmemos:
I Rs 19.16 - Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.

Logo, vemos assim, que o Óleo também era usado para a separação de alguns eleitos por Deus para o serviço profético.
Ora, Objetos, Sacerdotes, Reis e Profetas eram ungidos com o mesmo óleo, o óleo da unção, o óleo que o Senhor ensinou sua composição e fabricação por meio de Moisés aos Israelitas, mais propriamente aos Sacerdotes.

O óleo da unção tinha uma exclusividade, era Santo, com um fim específico
(Ex 30.31,33 - E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Este me será o azeite da santa unção nas vossas gerações.

Não se ungirá com ele a carne do homem, nem fareis outro de semelhante composição; santo é, e será santo para vós.
O homem que compuser um perfume como este, ou dele puser sobre um estranho, será extirpado do seu povo.
).

Hoje, é tão fácil saber distingüir os verdadeiros servos consagrados ao serviço do Mestre …, todo o que se misture com este mundo corrupto, de forma direta ou não, seja este chamado de Pastor, Evangelista, Presbítero ou se alto denomine Bispo ou talvez amanhã como Arcebispo ou mesmo o irmão mais simples que sentado no banco ou cadeira da igreja em todos os cultos e reuniões - todos estes testificam de que reino são - mas aos verdadeiros servos de Deus, aos que servimos juntos a Cristo, assim diz o Criador: Jo 18.33 e 36 - 33 - Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o Rei dos Judeus?

36 - Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.

Desta maneira, vos temos mostrado um pouco sobre a unção com éleo na Antiga Aliança, veremos então, o assunto dentro da Nova Aliança na segunda parte deste texto.

Sobre tudo, importante é sabermos que, devemos realizar apenas o trabalho para o qual fomos pelo Senhor separados e, logo que, reconhecidos pelo corpo (Igreja) de Cristo através do seu Anjo.

Que o Senhor rica e poderosamente vos abençoem

MARANATA

Sem comentários:

O Verdadeiro Testemunho

Adorando ao Senhor

Olá amados, que a Sabedoria da parte do Nosso Deus Trino possa conduzir nossas vidas cada vez mais perto da Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e de forma a que possamos desfrutar do total Amor do Pai afim, afim de podermos através da infinita Comunhão com nosso Deus Espírito Santo viver dentro da Boa, Agradável e Perfeita Vontade de Deus para nossas Vidas.



Que nunca baixe ao nosso esquecimento que Deus, o nosso Soberano Deus Todo Poderoso tanto nos Amou que trabalhou em todo um projeto afim que sejamos sempre seus filhos amados.

Há momentos que aplicamos muito do nosso tempo e vida buscando uma maneira fácil para, ainda que por pouco tempo, consolar-nos e é quando nos damos conta do tanto que nos temos afastado do Senhor buscando nossos próprios interesses.

Vivendo muitas vezes longe dos nossos, e por ocasiões como em forma de alguma vingança, nos colamos a como se diz: Aproveitar a vida, quando em verdade a estamos jogando fora.

Desejamos convidar os amados em Cristo para que possam juntamente conosco, fazer este comunicado conhecido - sendo um matrímonio de Missionários Assembleanos, mas indenpendentes, estamos em Barcelona - Collblanc, España, começando um trabalho o qual é para a Glória do nosso Soberano Deus.

Lugar escolhido pelo Senhor para ali (aquí), também levantarmos uma parte do Corpo de Cristo, onde ensinamos a Verdadeira Palavra do Senhor nosso Deus, pelo qual contamos com vossa colaboração para com este trabalho a Deus.

Querendo ainda aproveitar a oportunidade, convidamos a todos que venham conhecer um pouco mais sobre nós e sobre a visão que temos da parte do Senhor visitando as postagens que temos colocado neste e nos demais Blogs que temos gerido, dos quais fazemos menção ja aqui ao lado.

E que o Senhor vos abençoem fazendo de cada palavra lida por vocês neste espaço, um verdadeiro alimento a vossas almas.

A todos os que podem, fazer conhecer este anúncio, que assim seja.

Amém


  ©Template 'Gris' by Super DicaSSS - 2010

TOPO