Olaaáa, seja ben vindo ao espaço que o Senhor nos deu, entre e esteja a vontade, por favor, deixe seu comentário e ou sugestão ou mesmo algum pedido que tenhas, certamente o responderemos com a direção do Senhor, heei, também podes fazer-te seguidor, se queres claro.

Que o Senhor o Abençoe.

Abramos óh Igreja, nossos ouvidos.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Gênesis, a história


Será que ainda não sei?

Gênesis, sim, já postamos para todos vocês o livro de Gênesis, hoje, nesta postagem, lhes colocaremos um ligeiro comentário sobre o livro. O que ainda pode que não saibamos sobre o livro?

Claro que não podemos deixar de dizer o que é de conhecimento geral:

A tradução judia designa o primeiro livro da Bíblia com o nome de Beresit, expressão hebréia que se costuma traduzir-se: no começo. A Bíblia grega (LXX), em troca, lhe dá o nome de Gênesis (= Gn), termo que significa origem ou princípio. Este último título corresponde, em alguma medida, ao conteúdo do livro, já que seu tema principal é a origem do mundo, do gênero humano e do povo de Israel.

O Gênesis se divide em duas grandes partes. A primeira (caps. 1-11) é ela assim chamada “história primordial” ou “primitiva”, que se inicia com um solene relato da criação (1.1-2.4ª) e logo narra o começo da história humana no mundo criado por Deus. A segunda parte (caps. 12-50) está em estreita relação com a primeira (vejamos – 4.17-24 n.), mas nela já não se fala da humanidade em geral, senão que a atenção se concentra principalmente em uma só família: a família de Abraão, de Isaque e de Jacó, escolhida por Deus como germem ou semente de um povo novo. Esta sessão, que se refere as origens mais remotas do povo de Israel, costuma-se designa-se com o nome de “história patriarcal”.

Sobre o que acabamos de chamar de
A HISTÓRIA PRIMITIVA,
podemos ainda dizer que:

O primeiro que ensina o livro de Gênesis é que Deus é o único criador de tudo quanto existe. Com o poder de sua palavra Onipotente, Ele criou o céu e a terra, fez que o mundo fosse um lugar habitável e lhe povoou de seres vivos. Ademais, quiz que a espécie humana se distinguira dentre os demais seres vivos por sua dignidade particular.

A informação desta dignidade tem sido formulada no primeiro relato da criação: o homem e a mulher foram criados a imagem de Deus, e nesta especial relação com o Criador se fundamenta a missão que lhes foi confiada, de exercer responsavelmente o domínio sobre o mundo (1.27-28).

Esta afirmação ficaria incompleta sem o ensino contido nos capítulos seguintes. Segundo Gn 2-3, em efeito, o homem – Adão – foi formado da terra – adamá -, e por isso é fraco e efímero. Todavia, no mesmo momento de formá-lo, ao infundir-lhe o sopro vital (2.7), Deus lhe comunicou o dom da vida em um grau superior ao dos animais (cf. 2.19.20). também fez a mulher, e lhe deu como uma ajuda adequada (2.18) – quer dizer, como uma pessoa de sua mesma condição e dignidade, segundo lhe testemunha a gozada exclamação de 2.23- Esta sim que é de minha própria carne e de meus próprios ossos!

Este primeiro casal humano desde o princípio foi chamado para viver em estreita amizade com Deus. Más a amizade deve cultivar-se de forma constante mediante uma livre aceitação. Por isso, Deus dispôs que eles observassem um precepto (2.16.17), em virtude do qual se afirmava tanto a soberania absoluta do Criador como a liberdade e responsabilidade humanas.

Mas o homem e a mulher não aceitaram viver submetidos a soberania divina. Pretenderam ser como Deus (3.5), e a causa de sua desobediência entraram num mundo de sofrimento e morte. Deste modo se lhes fechou o acesso a árvore da vida (3.24) e se iniciou uma série ininterrumpida de pecados, que trouxeram sobre a humanidade o juizo de Deus, representado pelo dilúvio (6.5-7.24). Mas nem sequer assim se deteve o avance do pecado, que chegou a seu ponto culminante na tentativa de edificar uma torre tão alta como o céu (11.4).

Ora, o que ainda poderíamos dizer sobre
A HISTÓRIA PATRIARCAL 

Todavia, Deus não deixou que a confusão e dispersão dos seres humanos (11.9) tivesse um caráter definitivo. Por isso, a segunda parte de Gênesis começa a relatar o que Deus fez para libertar aos homens da situação que eles mesmos haviam criado por causa do pecado.

No começo desta nova etapa da história está a palavra do Senhor a Abraão. Esta palavra continha uma ordem e uma promessa: Abraão devia abandonar seu país natal, e Deus, por sua vez, lhe prometia uma terra e uma descendência numerosa (12.1-3). Para confirmar sua promessa, Deus estabeleceu com Abraão um pácto, uma aliança, e lhe selou com um juramento (15.18; 17.2). Ademais deixou estabelecido que sua promessa não se referia exclusivamente a descendência de  Abraão “segundo a carne”, senão a humanidade inteira, tal como Ele mesmo lhe afirma em no cap. 12.3 - E em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Deste modo, o livro de Gênesis faz ver com toda claridade que a escolha de Abraão não era uma decisão arbitrária de Deus, senão que estava orientada desde o começo a uma finalidade precisa: a realização de um plano de salvação para o mundo inteiro. A troca do nome Abrão para Abraão, que significa pai de muitas nações (17.5), também põe de manifesto qual era o objetivo final daquela escoha divina.

Uma vez concluido o ciclo de Abraão, o Gênesis mostra como a promessa de Deus se foi transmitindo de geração em geração. Seus herdeiros imediatos foram Isaque e Jacó, que também viveram como imigrantes em uma terra extranjeira, sem outro ponto de apoio que a promessa de Deus.

Este constante deslocamento dos patriarcas é um dos aspéctos que mais se destacam em Gênesis. Abraão teve que abandonar seu país natal (12.1) e colocar-se em caminho sem saber qual seria o final de sua viaje (cf. Heb 11.8). Isaque foi passando de um lugar a outro, as vezes obrigado pela hostilidade da povoação local (Gn 26.19-22). Jacó levou sempre uma vida errante (cf. Dt 26.5), e os perigos que teve que afrontar lhe deram uma clara consciência do precário de sua situação (Gn 34.30). José foi vendido como escravo, um país estranho não reconheceria-lhe nenhum direito; e sim, graças a sua intimidade com o Deus de seu Pai conseguiu alcaçar o cargo mais elevado, nem por isso deixou de ser um extranjeiro cuja posição dependia inteiramente da boa vontade de Faraó.

Finalmente, também os outros filhos de Jacó viveram como extranjeiros. Castigados pela fome, tiveram que ir ao Egito, onde foram bem recebidos por causa de seu irmão. Não obstante isto, seguiram sendo pastores, e os egípcios tinham proibido conviver com os pastores de ovelhas (46.34).

Todavia, Abraão comprou no país de Canaã uma parte de terreno para enterrar a sua esposa Sara (23.16-20). Esta compra tem em Gênesis um claro sentido simbólico, porque era um antecipo do acontecimento que mais tarde chegaria em sua plena realização: a toma de possessão, por parte dos israelitas, da terra onde Abraão e os patriarcas haviam vivido como extreanjeiros. Deste modo, a trajetória dos patriarcas aparece como uma história orientada para o futuro.

Também é significativo que o Gênesis conclua com a chegada de Jacó e de sua família a Egito. Assim o relato fica aberto para narrar o acontecimento que ficou ligado para sempre ao nome do Deus de Israel: o êxodo do Egito.

O livro de Gênesis normalmente segue o seguinte esquema como forma de apresentação (resumida) do seu conteúdo:

L. As origens do mundo e da história (1-11)
LI. A história dos patriarcas (12-50)
1)- Abraão (12-25)
2)- Isaque (26)
3)- Jacó (27-36)
4)- José (37-50)

Que o Senhor todo Poderoso o Abençoe com esta informação. Contudo, lembremos-nos sempre que o conhecimento apenas pode nos ajudar no caminho para a concretização da Salvação de nossas almas se, verdadeiramente caminharmos fiéis, vivendo buscando a cada dia cumprir e conhecer mais e mais o Autor da Biblia, o VERBO, a Palavra que a sua vez, foi revelada, inspirada aos servos de Deus pelo então, tão conhecido pelos verdadeiros servos de Deus - o ESPIRITO SANTO, o consolador da igreja fiel de Cristo Jesus.

Amém!

MARANATA

Sem comentários:

O Verdadeiro Testemunho

Adorando ao Senhor

Olá amados, que a Sabedoria da parte do Nosso Deus Trino possa conduzir nossas vidas cada vez mais perto da Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e de forma a que possamos desfrutar do total Amor do Pai afim, afim de podermos através da infinita Comunhão com nosso Deus Espírito Santo viver dentro da Boa, Agradável e Perfeita Vontade de Deus para nossas Vidas.



Que nunca baixe ao nosso esquecimento que Deus, o nosso Soberano Deus Todo Poderoso tanto nos Amou que trabalhou em todo um projeto afim que sejamos sempre seus filhos amados.

Há momentos que aplicamos muito do nosso tempo e vida buscando uma maneira fácil para, ainda que por pouco tempo, consolar-nos e é quando nos damos conta do tanto que nos temos afastado do Senhor buscando nossos próprios interesses.

Vivendo muitas vezes longe dos nossos, e por ocasiões como em forma de alguma vingança, nos colamos a como se diz: Aproveitar a vida, quando em verdade a estamos jogando fora.

Desejamos convidar os amados em Cristo para que possam juntamente conosco, fazer este comunicado conhecido - sendo um matrímonio de Missionários Assembleanos, mas indenpendentes, estamos em Barcelona - Collblanc, España, começando um trabalho o qual é para a Glória do nosso Soberano Deus.

Lugar escolhido pelo Senhor para ali (aquí), também levantarmos uma parte do Corpo de Cristo, onde ensinamos a Verdadeira Palavra do Senhor nosso Deus, pelo qual contamos com vossa colaboração para com este trabalho a Deus.

Querendo ainda aproveitar a oportunidade, convidamos a todos que venham conhecer um pouco mais sobre nós e sobre a visão que temos da parte do Senhor visitando as postagens que temos colocado neste e nos demais Blogs que temos gerido, dos quais fazemos menção ja aqui ao lado.

E que o Senhor vos abençoem fazendo de cada palavra lida por vocês neste espaço, um verdadeiro alimento a vossas almas.

A todos os que podem, fazer conhecer este anúncio, que assim seja.

Amém


  ©Template 'Gris' by Super DicaSSS - 2010

TOPO