Olaaáa, seja ben vindo ao espaço que o Senhor nos deu, entre e esteja a vontade, por favor, deixe seu comentário e ou sugestão ou mesmo algum pedido que tenhas, certamente o responderemos com a direção do Senhor, heei, também podes fazer-te seguidor, se queres claro.

Que o Senhor o Abençoe.

Abramos óh Igreja, nossos ouvidos.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O livro da saida

Êxodo

Uma Introdução Diferente

Temos estado a postar o livro de Êxodo, como fizemos com o livro de Gênesis, logo, o que teria isso de especial se não fosse em Castellano? Tal como fizemos sobre o livro de Gênesis, também estamos apresentando hoje uma como que introdução ao livro de Êxodo.

Este trabalho servirá para que possas de certa maneira, entender um pouco mais sobre o livro, já vamos no capítulo 13 e logo, como a quarta matéria deste mês, temos previsto o capítulo 14.

O livro de Êxodo (= Êx) sabemos nós que presupõe e continua os relatos do Gênesis, más intruduz também e ao mesmo tempo um câmbio, uma mudança importante. Na história patriarcal (Gn 12 ao 50), os protagonistas tinham sido sempre figuras individuais, mas, agora pelo contrário, vem ocupando um lugar destacado (como confirmamos em nossas leituras) um novo personagem, não de forma individual senão coletivo: o povo. Esta transição se põe de relevo expressamente ao começo do livro, quando o texto faz notar que as setenta pessoas que haviam chegado ao Egito com Jacó se multiplicaram de tal maneira que enchiam toda a região (Êx 1.5,7).

A primeira parte da narração tem como tema central o grande acontecimento que faz referência ao título do livro: o êxodo ou a saída do Egito (caps. 1-15). Esta seção começa descobrindo o câmbio, a mudança de situação que se produziu com a ascensão ao trono de um rei que não sentia nenhum aprecio pela memória de José (1.8) e assim, os Israelitas já não gozaram da hospitalidade dos Egípcios (cf. Gn 47.5,10), senão que foram reduzidos praticamente a condição de escravos (Êx 1.13). No meio da opressão, o povo fez ouvir seu clamor, e essa súplica chegou aos ouvidos do Senhor (3.16). por isso Ele se manifestou a Moisés no monte de Deus (3.1) e lhe revelou seu nome - Yahvé (3.15 - 4.17). Esta seção culmina (termina - conclui) com a celebração da primeira Páscoa (cap. 12) e com o canto de ação de graças que entoaram Moisés e os Israelitas depois de cruzarem o mar como se fosse terra seca (15.1,21).

A segunda seção, como poderão confirmar nos próximos capítulos (15.22 e 18.27), narra alguns episódios relacionados com a marcha dos israelitas através do deserto. O grupo que tinha saído do Egito entrou na península de Sinai, e ali teve que afrontar a aridez e as inclemências dessa região semidesértica. A fome e a sede provocaram murmurações e protestos contra Moisés (15.24 - 16.2 - 17.2) e inclusive contra o Senhor (17.7). Nestas situações críticas, Moisés fez valer sua interceção diante de Deus (17.4), e o Senhor alimentou a seu povo com o maná (cap. 16), saciou sua sede com a água brotada da rocha (17.1,7) e os defendeu de seus inimigos externos (17.8,16). Entretanto, muitos pensaram que o preço da liberdade resultava muito caro. Por isso desejavam as panelas de carne que tinham no Egito e quizeram voltar a sua antiga servidão (16.3).

O destino final da marcha pelo deserto era a Terra prometida (cf. 3.8). Más antes de receber como herança o país de Canaã, o povo foi conduzido até ao monte Sinai, onde o Senhor estabeleceu com Ele seu pacto ou aliança. Em virtude deste pacto, Israel passou a ser propriedadepessoal do Senhor e um povo “SANTO”, quer dizer, escolhido e consagrado a Deus dentre as demais nações, para o comprimento de uma missão (19.4,6). Por outra parte, o compromisso assumido no Sinai obriga a Israel a viver uma vida santa, correspondendo desse modo a graça que o Senhor do pacto lhe tinha concedido gratuíta e imerecidamente. Por isso, a cerimônia de conclusão do pacto teve como um de seus elementos essenciais a proclamação da lei, em que o Senhor Deus deu a conhecer o que exigia e esperava do seu povo.

A proclamação da Lei começava com o Decálogo, os dez mandamentos, o primeiro dos quais prescrevem a vinculação exclusiva de Israel com o Deus que o tinha libertado da escravidão no Egito (20.2,3) e o tinha conduzido até o pacto como sobre as asas de uma águia (19.4). Ademais, todo o resto da legislação, com sua evidente preocupação por defender o direito dos mais fracos e desprotegidos (cf. 22.21,27), tinham como finalidade fundamental sentar as bases de uma comunidade cimentada na solidariedade e a justiça (cf. 23.1) e consagrada ao culto do verdadeiro Deus (cf. Caps. 25 ao 31 e 35 ao 40).

Os relatos de Êxodo não aportam elementos suficientes para fixar com absoluta precisão a data em que aconteceram os feitos narrados no livro. Todavia, no versículo 1.11 nota-se expressamente que os descendentes de Jacó emigrados no Egito foram forçados a trabalhar na construção das cidades de Piton e Ramsés. Este dado nos leva com certa probabilidade ao século XIII A.C., quando o Faraó egípcioRamsés II fez eregir no delta oriental do Nilo uma nova capital chamada Casa de Ramsés. Em tal circunstância, os Israelitas fugiram e foram perseguidos, más o Senhor os livrou milagrosamente de seus perseguidores. O testemunho mais antigo desta liberdade é o canto de triunfo no verso 15.21, que celebra o acontecimento não como uma vitória de Israel, senão como uma ação de Deus.

O seguinte esquema apresenta de forma simples as distintas seções que integram o livro de Êxodo:

I.          Da escrevidão a liberdade (1.1-15.21)
II.        Caminho de Sinai (15.22-18.27)
III.       O pacto de Sinai (19-24)
IV.       Disposições relativas à construção do santuário (25.1-31.17)
V.        Rotura e renovação do pacto (31.18-34.35)
VI.       Execução das disposições relativas ao santuário (35-40)

Esperamos que esta matéria possa ajudar a você que a tem lido, logo, se torne um pouquinho mais fácil a leitura deste livro que voltamos a relembrar, estamos postando em Castellano a Biblia Dios Habla Hoy.

Que o Senhorabençoem.


MARANATA

Sem comentários:

O Verdadeiro Testemunho

Adorando ao Senhor

Olá amados, que a Sabedoria da parte do Nosso Deus Trino possa conduzir nossas vidas cada vez mais perto da Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e de forma a que possamos desfrutar do total Amor do Pai afim, afim de podermos através da infinita Comunhão com nosso Deus Espírito Santo viver dentro da Boa, Agradável e Perfeita Vontade de Deus para nossas Vidas.



Que nunca baixe ao nosso esquecimento que Deus, o nosso Soberano Deus Todo Poderoso tanto nos Amou que trabalhou em todo um projeto afim que sejamos sempre seus filhos amados.

Há momentos que aplicamos muito do nosso tempo e vida buscando uma maneira fácil para, ainda que por pouco tempo, consolar-nos e é quando nos damos conta do tanto que nos temos afastado do Senhor buscando nossos próprios interesses.

Vivendo muitas vezes longe dos nossos, e por ocasiões como em forma de alguma vingança, nos colamos a como se diz: Aproveitar a vida, quando em verdade a estamos jogando fora.

Desejamos convidar os amados em Cristo para que possam juntamente conosco, fazer este comunicado conhecido - sendo um matrímonio de Missionários Assembleanos, mas indenpendentes, estamos em Barcelona - Collblanc, España, começando um trabalho o qual é para a Glória do nosso Soberano Deus.

Lugar escolhido pelo Senhor para ali (aquí), também levantarmos uma parte do Corpo de Cristo, onde ensinamos a Verdadeira Palavra do Senhor nosso Deus, pelo qual contamos com vossa colaboração para com este trabalho a Deus.

Querendo ainda aproveitar a oportunidade, convidamos a todos que venham conhecer um pouco mais sobre nós e sobre a visão que temos da parte do Senhor visitando as postagens que temos colocado neste e nos demais Blogs que temos gerido, dos quais fazemos menção ja aqui ao lado.

E que o Senhor vos abençoem fazendo de cada palavra lida por vocês neste espaço, um verdadeiro alimento a vossas almas.

A todos os que podem, fazer conhecer este anúncio, que assim seja.

Amém


  ©Template 'Gris' by Super DicaSSS - 2010

TOPO