Olaaáa, seja ben vindo ao espaço que o Senhor nos deu, entre e esteja a vontade, por favor, deixe seu comentário e ou sugestão ou mesmo algum pedido que tenhas, certamente o responderemos com a direção do Senhor, heei, também podes fazer-te seguidor, se queres claro.

Que o Senhor o Abençoe.

Abramos óh Igreja, nossos ouvidos.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

LEI E ORDEM

A lei da natureza humana é universal.

O que escreveremos hoje? Alguém vê uma placa “tinta fresca”, e quer tocar.
Passa por uma vitrine com um aviso “não toque no vidro”, e o que ele faz? Sente vontade de estender a mão e tocar.
Faz parte da natureza humana pecaminosa desejar quebrar as regras. Algo dentro de nós faz-nos imaginar “o que acontecerá se eu ultrapassar o limite?” O povo de Deus não está imune a esta tentação.
O Antigo Testamento contém histórias sobre os princípios morais, civís e religiosos que Deus estabeleceu para seu povo. A obediência significa bênção, a desobediência punição. Então, qual é o papel da lei para os cristãos hoje? Assim como os israelitas na época de Moisés, somos obrigados a obedecer a lei ou estamos livres?


Existem alguns pontos sobre este tema que colocaremos aquí para que entendais melhor o objetivo que tem o Senhor com este texto para você que lê neste Blog.
Mas, primeiro é preciso entender que a lei dada a Moisés era constituída de três categorias: cerimonial, judicial e moral.
As leis cerimoniais estavam relacionadas a sacrifícios, rituais de purificação, festas, etc.
As leis judiciais tratavam de assuntos relacionados ao governo e a códigos criminais.
A lei moral tratava de como as pessoas deveriam relacionar-se umas com as outras e com Deus. Os Dez Mandamentos formam a parte mais conhecida da lei moral.

Existe um nítido desacordo sobre como devemos ver cada uma destas três categorias, motivo que difere tantas denominações hoje, mas a opinião geral entre os cidadãos cristãos é de que as leis cerimoniais foram cumpridas em Jesus Cristo, as leis judiciais foram criadas para Israel (embora seja a base da legislação de diversos países), e as leis morais representam a verdade para todos, em qualquer tempo e lugar.

Vamos a uma rápida análize, logo verás que afinal, sempre cumpres a lei, ainda que não vivamos baixo seu dominio, porque a lei tem poder contra aos que vivem baixo controle do pecado, como os servos de Deus não vivemos na carne, não vivemos em prática do pecado, ainda que pecadores, mas pecadores remidos pelo Sangue de Cristo.

Vamos ver?
Não terás outros deuses diante de mim. - Você o que nos diz? Quantos deuses busca adorar? Certamente dirás que te colocas sempre e só diante do Deus de Israel, o Todo Poderoso, ou não será assim? Ainda que na prática não seja de todo verdade, mas tua resposta será que buscas só ao Senhor.

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. -Claro, tem que esclarecer que este espaço, ainda que seja para toda classe de públicos, nele escrevemos falando para os crentes evangélicos, aos que segundo a Palavra de Deus, sejam aqueles que verdadeiramente melhor se encaixem no perfil de servos de Deus e assim, excusado será dizer que estes não adoram, fazem, se curvam, pedem a nenhuma classe de imagem - não é assim? Ou você se assemelha a oturos que fazem-no? Certamente tua resposta será que não, não contrarias este mandamento. Ora, vamos então ao terceiro?

Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. - Eis aquí um mandamento do qual poucos poderão dizer que o cumpre bem, de qualquer modo, também neste caso, se és crente, mesmo que não possas distinguir corretamente o crente do servo, pois para isso tem que conhecer também um servo verdadeiro de Deus, tua resposta será que não tomas o nome do Senhor em vão. Sim? Bem!

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. - Bem, aquí poderíamos falar muito sobre, mas ficaremos a considerar que o Sábado sendo substituido pelo Domingo, este outro passa a ter valor similar para a igreja de Cristo, e ai, o dedicas ao Senhor ou nele vives como se fora uma Segunda-feira? Ou seja, não descansas neste dia e nele vais mais à casa do Senhor? Ainda que saibamos o que muitos vêem fazendo também neste dia, queremos crer que você ainda descansas e logo, neste dia vives para o Senhor com maior empenho.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá. - Ai, ai! Sem comentários não é? Vamos ao que realmente para agora interessa, seguramente dirás que sim, que honras a teus Pais. Ainda seja pessoalmente testemunha de casos que sistematicamente digam que não, mas sabemos que o normal será que se honre os Pais, de acordo? Você também os honras não é certo?

Não matarás. - Não considerando a morte espiritual da qual poucos escapam como inocentes, você como crente, com certeza, nunca matastes a outro e nem pretendes, correto?

Não adulterarás. - Outro mandamento que vai acusando cada vez maior um número de crentes evangélicos, mas ainda assim, muitos entendem que este ato é absolutamente inaceitável sua prática por um crente. Você é excesão? Não? Pois é.


Não furtarás. - Você crente, você é ladrão? Você rouba? Não é esta uma prática normal, jamais o foi uma prática no ceio do povo que diz ser de Deus. Certamente não roubarás.

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. - Tens este costume? Como crente, costumas falar mentiras contra os outros? Sejam ou não familia, nunca um crente falaria contra alguém, não está na lista dos nossos costumes.

Ora! Mas afinal, cumprimos ou não a lei? Que se faça claro o objetivo do Senhor através das nossas vidas neste texto, ainda que vivendo na Graça, praticamos de forma natural a Lei , ou pelo menos vivemos de forma que a Lei não possa nos condenar, porque não te enganes, por mais que digas que vivas na graça, se não cumpres a Palavra de Deus, seus ensinamentos e decretos, serás condenado e, pela Lei será condenado, por esta mesma que dizes não viver por ela. Mas vamos ao último mandamento.

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.- Ex 20.3,17 -Na verdade, talvez seja este o que mais condene não é? Cobiçar, desejar o que pertence ao outro, seja como for, perguntamos: Você cumpre este mandamento? Você responde, claro! Muito bem, se não realizas de forma contrária a tudo o que lhe passamos até aquí, então não estarás cumprindo a Lei? Ainda que não te preocupes em fazê-lo, mas o Espirito de Deus na vida do servo dEle, conduz nossas vida de forma que tais atitudes se nos sejam naturais.

Mas qual a importância da lei? Ela atua como um padrão de conduta. Se você pedir que uma garota de 4 anos de idade desenhe uma linha em um quadro, provavelmente terá uma linha bem torta. Se você desenhasse uma linha próxima a dela e as comparasse, poderia pensar: “minha linha é reta, especialmente comparada a da menina”. Mas, se outra pessoa desenhasse uma linha próxima a sua usando uma régua, você veria toda a imperfeição da sua linha. Veria que a linha que você desenhou afinal não é reta, apenas parece ser. Esta é a função da lei, apontar o que é bom e reto através dos erros.

É tentador olharmos as pessoas, julgá-las más (conforme os critérios humanos), e pensar que somos o máximo. Mas quando comparados ao padrão de perfeição de Deus apontado na lei como a régua do quadro, vemos quão pecadores somos. Percebemos então, como Deus nos enxerga. O ponto de vista Divino e, francamente, não é uma bela visão.


A lei funciona como um instrutor.
Embora muitas vezes não gostemos de ser instruídos, todos nós precisamos de uma pessoa que nos oriente. Paulo escreveu:De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fossemos justificadosGálatas 3.24.

A lei ensinou aos israelitas, como também a nós Israel espiritual, como viver diante de um Deus Santo que estabeleceu altos padrões, esperando que vivessemos à sua altura a fim de desfrutarmos melhor a vida que nos deu -Levítico 19.2 - Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo.

A lei de Deus também fez com que o seu povo ficasse separado das nações pagãs.
Estas adoravam outros deuses – sacrificavam crianças, praticavam imoralidades sexuais, desonestidades e muitas mais libertinagens. Israel por outro lado, mantinha um padrão elevado com a santidade a consequência de seu relacionamento com o próprio Deus. Tendo a lei de Deus como nossa instrutora, a régua que nos aperfeiçoa, a nossa conduta se manterá reta.

A lei é um encorajador. Garantiu aos descendentes de Abraão diretrizes de como viverem uma maneira dígna na presença de Deus. Pense na lei como se fosse as rodas de uma bicicleta. Quando você está aprendendo a andar, pode desequilibrar-se e cair, mas precisa continuar tentando até atingir o equilíbrio. Elas ajudam a chegar a algum lugar. São úteis para você andar na bicicleta. A lei tem uma utilidade semelhante, ela nos mostra como andar em retidão diante de um Deus Santo, já que o Caminho é o próprio Deus.

Não vivemos pela lei e sim pela graça, contudo o reflexo do cumprimento da lei em nossas vidas deve ser uma consequência natural e espiritual do nosso bem estar com Cristo Jesus. Ao ler sobre a lei de Deus, não devemos ver-la apenas como um conjunto de regras e regulamentos talvez sem sentido, feitas para dificultar a nossa vida e logo, por ignorância, fugirmos dela.

A lei nos mostra o que somos – pecadores que precisam de um salvador. A lei nos mostra como viver diante de um Deus santo e justo e como agradar a este maravilhoso Deus – obedecendo a seus mandamentos - João 14.23,24 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

E o mais importante, a lei conduziu a igreja do Antigo Testamento na direção de um salvador que estava por vir, que cumpriria a lei e daria a liberdade ao povo de Deus. Mas esta liberdade que se cumpriu com a vinda de Cristo, serve para que de novo tenhamos comunhão com Deus, para que possamos de novo, como foi no princípio, estar em sua presença, mas note, Deus o Senhor é Santo e, para estar diante dEle, é necessário estarmos santificados em Cristo Jesus.

Cristo cumpriu a Lei e deu-nos o viver com Ele para a Glória de Deus Pai, mas isso não nos ilibe de cumprir, de viver segundo nos ensinou o Senhor.

Que o Senhor abençoe sua igreja.

MARANATA

Sem comentários:

O Verdadeiro Testemunho

Adorando ao Senhor

Olá amados, que a Sabedoria da parte do Nosso Deus Trino possa conduzir nossas vidas cada vez mais perto da Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e de forma a que possamos desfrutar do total Amor do Pai afim, afim de podermos através da infinita Comunhão com nosso Deus Espírito Santo viver dentro da Boa, Agradável e Perfeita Vontade de Deus para nossas Vidas.



Que nunca baixe ao nosso esquecimento que Deus, o nosso Soberano Deus Todo Poderoso tanto nos Amou que trabalhou em todo um projeto afim que sejamos sempre seus filhos amados.

Há momentos que aplicamos muito do nosso tempo e vida buscando uma maneira fácil para, ainda que por pouco tempo, consolar-nos e é quando nos damos conta do tanto que nos temos afastado do Senhor buscando nossos próprios interesses.

Vivendo muitas vezes longe dos nossos, e por ocasiões como em forma de alguma vingança, nos colamos a como se diz: Aproveitar a vida, quando em verdade a estamos jogando fora.

Desejamos convidar os amados em Cristo para que possam juntamente conosco, fazer este comunicado conhecido - sendo um matrímonio de Missionários Assembleanos, mas indenpendentes, estamos em Barcelona - Collblanc, España, começando um trabalho o qual é para a Glória do nosso Soberano Deus.

Lugar escolhido pelo Senhor para ali (aquí), também levantarmos uma parte do Corpo de Cristo, onde ensinamos a Verdadeira Palavra do Senhor nosso Deus, pelo qual contamos com vossa colaboração para com este trabalho a Deus.

Querendo ainda aproveitar a oportunidade, convidamos a todos que venham conhecer um pouco mais sobre nós e sobre a visão que temos da parte do Senhor visitando as postagens que temos colocado neste e nos demais Blogs que temos gerido, dos quais fazemos menção ja aqui ao lado.

E que o Senhor vos abençoem fazendo de cada palavra lida por vocês neste espaço, um verdadeiro alimento a vossas almas.

A todos os que podem, fazer conhecer este anúncio, que assim seja.

Amém


  ©Template 'Gris' by Super DicaSSS - 2010

TOPO