Olaaáa, seja ben vindo ao espaço que o Senhor nos deu, entre e esteja a vontade, por favor, deixe seu comentário e ou sugestão ou mesmo algum pedido que tenhas, certamente o responderemos com a direção do Senhor, heei, também podes fazer-te seguidor, se queres claro.

Que o Senhor o Abençoe.

Abramos óh Igreja, nossos ouvidos.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

E Chamou ? Levíticos

INTRODUÇÃO

Hoje, lhes deixaremos uma breve introdução ao livro de Levíticos, já que em breve estaremos terminando as postagens de Êxodo e então, seguiremos com o terceiro livro da Biblia em Español.

 A tradição judia designa o terceiro livro do Pentateuco com o nome de Wayiqrá (que significa: E chamou), seguindo o costume de nomear os livros da Bíblia com a palavra que está no começo do texto. A versão grega do Antigo Testamento (LXX), em troca, lhe dar o nome de Levítico (Lv). Este término, sem ser de todo adequado, indica algo do conteúdo do livro, já que este inclui, entre outros aspectos, um conjunto de prescrições destinadas a regramentar o culto que o povo Israelita rendia a Deus. Portanto, o livro de Levítico pode considerar-se como uma espécie de manual destinado aos levitas ou membros da tribo de Levi, que eram os encarregados de celebrar os ofícios sagrados no templo de Jerusalém.

O livro se divide em várias seções, cinco para sermos específicos. A primeira que vai até o capítulo sete, estabelece como deveriam oferecer as distintas classes de sacrifícios. Por meio da oferta que se queimava sobre o altar, estes sacrifícios expressavam simbolicamente o total sometimento e a adoração devida ao Senhor, que é o único Criador de tudo quanto existe. Ademais, segundo as necessidades das pessoas e de toda a comunidade, os sacrificios se ofereciam também em ação de graças, para entrar em comunhão com Deus e para obter o perdão dos pecados.

A segunda seção, ocupa os capitulos oito, nove e dez, esta segunda seção que em parte é narrativa e em parte legislativa, se refere a ordenação dos secerdotes. Ali se relata como Moisés cumpriu as instruções dadas pelo Senhor, e podemos confirmá-lo no capitulo vinte e nove, deixando assim estabelecido o sacerdócio levítico como uma das instruções fundamentais do antigo Israel. Também se faz referência aos ritos de consagração e ao simbolismo das vestiduras sagradas, que expressavam de maneira concreta o sentido, o caráter e o papel do sacerdócio no culto do antigo pacto.

A terceira parte que vai do capitulo 11 ao 16 está consagrada à distinção entre o puro e o impuro, e às maneiras de recuperar o estado de pureza cada vez que houvesse contraído alguma impureza legal. Esta seção culmina com o solene ritual da expiação, no chamado Dia do Perdão que no hebraico é Yom Kipur.

A continuação vem da chamada “Lei de santidade”, do capitulo 17 ao 25, e esta seção constitui, por assim dizer, o coração de Levítico. Esta seção contém algumas prescrições relativas ao culto, mas o que mais se destaca são as normas para uma forma de vida cimentada na santidade, na justiça e no amor fraterno.

Por último, o livro se fecha com uma série de bênçãos e maldições (cap. 26) e com um apêndice acerca das coisas consagradas ao Senhor (cap. 27).

A primeira vista, Levítico pode parecer um livro árido e de escasso interesse para o cristão. Tem-se a impressão de que suas prescrições não são nada mais que a expressão de um ritualismo puramente exterior e já superado. Todavia, debaixo de sua carapaça um pouco dura, se encerra uma mensagem do mais alto valor religioso. Todo o livro, em efeito, está dominado pela ideia da santidade. O Senhor, Deus de Israel, é um Deus santo e quer para si um povo santo: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo. - Lv 19.2

Por isso, todas as observações que se prescrevem têm como finalidade fundar sobre a terra, em meio das nações pagãs, um povo consagrado inteiramente à adoração e ao serviço do verdadeiro Deus. Um povo que apesar de viver no meio de pessoas irregulares, não se misturam e cumprem sempre o desejo do seu Senhor, refletem o Amor e Propósito de seu Deus para com a humanidade.

Por essa mesma razão, o Senhor não se limitou a estabelecer as cerimônias com as que queria ser honrado por seu povo, senão que, tambêm pôs em manifesto o que significava levar uma vida santa no campo individual e social. E como esse povo era pecador, lhe deu nos sacrifícios e nos ritos de purificação um meio para expiar os pecados e eliminar as impurezas.

Sin embargo, não deixa de ser verdade que Levítico, nas disposições relativas ao culto, se refere sobre todos os aspectos exteriores e rituais. Por isso, se recomenda que também possais lêr-lo junto com outros textos do AT os quais insistem nas condições indispensáveis para que os sacrifícios e as cerimônias religiosas sejam realmente agradáveis a Deus, por exemplo? Sl 15 e 51 -Ec 5.1 - Is 1.10,20 - 58.1,12 - Os 6.6 - Am 5.21,24 e Mq 6.6,8.

Tem que ter presente, assim mesmo, que o cerimonial religioso do antigo Israel, como disse a carta aos Hebreus, era somente uma sombra dos bens que haviam de vir, veja: PORQUE tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. - Hb 10.1


Por isso, os sacrifícios do antigo pacto adquirem seu verdadeiro sentido quando se analizam à luz do único sacrifício redentor, oferecido por Cristo na cruz: Cristo entrou no santuário, já não para oferecer o sangue de cabritos e bezerros, senão seu próprio sangue. Entrou uma só vez e para sempre, e obteve para nós a salvação eterna.
Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. - Hb 9.12

Veja um resumo das divisões em títulos:
I – O ritual dos sacrifícios (1-7)
II – investidura dos primeiros sacerdotes (8-10)
III – Do puro e o impuro (11-16)
IV – A lei da santidade (17-26)
V – Apêndice (27)

Que esta introdução possa ajudar-te a entender melhor o desenrolar do livro de Levítico.


MARANATA

Sem comentários:

O Verdadeiro Testemunho

Adorando ao Senhor

Olá amados, que a Sabedoria da parte do Nosso Deus Trino possa conduzir nossas vidas cada vez mais perto da Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e de forma a que possamos desfrutar do total Amor do Pai afim, afim de podermos através da infinita Comunhão com nosso Deus Espírito Santo viver dentro da Boa, Agradável e Perfeita Vontade de Deus para nossas Vidas.



Que nunca baixe ao nosso esquecimento que Deus, o nosso Soberano Deus Todo Poderoso tanto nos Amou que trabalhou em todo um projeto afim que sejamos sempre seus filhos amados.

Há momentos que aplicamos muito do nosso tempo e vida buscando uma maneira fácil para, ainda que por pouco tempo, consolar-nos e é quando nos damos conta do tanto que nos temos afastado do Senhor buscando nossos próprios interesses.

Vivendo muitas vezes longe dos nossos, e por ocasiões como em forma de alguma vingança, nos colamos a como se diz: Aproveitar a vida, quando em verdade a estamos jogando fora.

Desejamos convidar os amados em Cristo para que possam juntamente conosco, fazer este comunicado conhecido - sendo um matrímonio de Missionários Assembleanos, mas indenpendentes, estamos em Barcelona - Collblanc, España, começando um trabalho o qual é para a Glória do nosso Soberano Deus.

Lugar escolhido pelo Senhor para ali (aquí), também levantarmos uma parte do Corpo de Cristo, onde ensinamos a Verdadeira Palavra do Senhor nosso Deus, pelo qual contamos com vossa colaboração para com este trabalho a Deus.

Querendo ainda aproveitar a oportunidade, convidamos a todos que venham conhecer um pouco mais sobre nós e sobre a visão que temos da parte do Senhor visitando as postagens que temos colocado neste e nos demais Blogs que temos gerido, dos quais fazemos menção ja aqui ao lado.

E que o Senhor vos abençoem fazendo de cada palavra lida por vocês neste espaço, um verdadeiro alimento a vossas almas.

A todos os que podem, fazer conhecer este anúncio, que assim seja.

Amém


  ©Template 'Gris' by Super DicaSSS - 2010

TOPO